Skip to main content

Ração: Qual é a ideal para cada idade?

By 25 de março de 2021fevereiro 1st, 2023Cuidados
Cachorro vestido e com um prato de ração ao lado

Você sabe qual é a ração ideal para o seu pet?

Assim como nós, seres humanos, nossos amigos peludos também precisam de uma alimentação diferenciada para cada fase da vida.

Isso porque, conforme crescemos, o nosso corpo demanda nutrientes e quantidades diferentes para se desenvolver.

No último post da Rio Vet, falamos sobre quais frutas os pets podem ou não comerNo post de hoje, vamos te ajudar a descobrir qual é a ração ideal para o seu pet.

O nosso objetivo é que você consiga proporcionar uma dieta equilibrada e sem mistérios pro seu pet estar sempre saudável!

Vamos? 

Cachorro lambendo gato. A ração ideal para cada idade.

Ração para filhotes

Como você já deve imaginar, na primeira fase da vida dos pets a alimentação certa é fundamental! 🐶

Logo nos primeiros dias de vida, assim como com qualquer mamífero, os pets precisam do aleitamento materno. É ele que vai dar todos os nutrientes necessários nas primeiras semanas até que aconteça o desmame.

O desmame geralmente acontece a partir da sexta semana, quando os filhotes já estão mais espertos e podem começar a ingerir um alimento mais sólido.

Para essa fase da alimentação, precisamos garantir que ela seja muito rica em nutrientes porque os pequenos são bem ativos e estão em pleno desenvolvimento.

É nessa etapa que os pets apresentam o crescimento mais acelerado. Os ossos crescem, eles ganham massa muscular, trocam os pelos, os dentes e entram na puberdade. 

O cálcio, por exemplo, precisa estar bem presente por ser importante para deixar os ossos mais fortes. 💪

As rações para filhotes também costumam ser mais calóricas para fornecer energia e conter porções generosas de proteínas para a formação dos tecidos.

ração ideal: filhotes vindo correndo na mesma direção

Ração seca x ração úmida para filhotes


O alimento sólido deve ser inserido aos poucos 
e inicialmente úmido na dieta dos filhotes porque a mastigação deles após o desmame ainda não é efetiva.

Passado algum tempo de adaptação, o pet já estará pronto para o alimento sólido.

⚠ Mas atenção, essa transição para a ração sólida não é obrigatória!

Durante muito tempo acreditou-se que a ração sólida era a ideal para todas as idades, mas há controvérsias.

Hoje em dia, muitos estudos mostram os benefícios da ração úmida e até da alimentação caseira, que antes era vista com tanto preconceito. 

O melhor caminho é sempre consultar um médico veterinário e, claro, conhecer o seu pet e como ele reage a cada tipo de alimento. 💛 

ração ideal para cada idade: gato filhote bebendo leite com a boca suja

Ração para adultos


Depois da fase de muita brincadeira e agitação, o pet entra na fase adulta e fica bem mais tranquilão. 😎

Além de o metabolismo naturalmente desacelerar, o pet passa a gastar menos energia na rotina. 

Por isso, um pet adulto, não precisa e nem deve comer rações para filhotes, pois ela é hipercalórica. 

👉 Como assim? Como falamos na parte dos filhotes, as rações dos pequenos são muito ricas em nutrientes, tendo em vista a energia que gastam. Mas como os adultos não gastam tanta energia, todos esses nutrientes acabam ficando em excesso no organismo do animal.

Isso pode causar problemas sérios como a obesidade e outras doenças como diabetes, colesterol alto e doenças do coração. 😞

Outro problema comum pela alta quantidade de nutrientes nos pets adultos são os cálculos e pedras que podem se formar nos rins e na bexiga. Portanto, muito cuidado! ⚠

👉 Mas como saber que meu amigo peludo já é adulto? A média é quando ele alcança o primeiro de vida, mas isso varia de acordo com o animal e a raça. O ideal é sempre ter o acompanhamento veterinário para que a transição seja a melhor possível.

Falar com a Rio Vet 🩺


Na vida adulta, o pet precisará de nutrientes diferentes e principalmente de substâncias que fortaleçam as articulações.

Nessa fase, a ração será menos calórica, apenas para fazer a manutenção do organismo, e os grãos serão maiores, de acordo com a nova dentição dos nossos amigos. 

cachorro mostrando os dentes como se estivesse sorrindo

Ração para pets idosos


E se na vida adulta, os pets já estavam bem mais tranquilos, na fase idosa então… eles só querem sombra e água fresca. ⛱

Em geral, os pets chegam na fase sênior por volta dos 7 anos. Agora os cuidados já passam ser um pouco maiores e a ração preparada para prevenir doenças e problemas de saúde nos pets. 

As rações sênior são compostas pela quantidade certa de nutrientes para o seu pet não reter a energia que não irá gastar, já que agora o tempo de descanso costuma ser bem maior e a obesidade um problema mais comum.

Além disso, as rações são pensadas para equilibrar os nutrientes do organismo de forma a retardar problemas neurológicos, nas articulações e no coração, diabetes e outros. 

Gato deitado. A ração ideal é preventiva para gatos idososOs pets mais velhinhos também costumam sofrer com o aumento da pressão arterial que pode gerar uma insuficiência renal. Pensando nisso, essas rações são formuladas com quantidades menores de sal.  

A perda de apetite e as doenças dentárias infelizmente também são comuns nessa fase da vida. Por este motivo, as rações sênior costumam ter grãos mais aerados e um furo no meio para facilitar a mastigação dos pets.  

Standard, premium e superpremium: qual é a melhor?


Diferente do que muitos pensam, as variações de rações não se restringem à fase de vida do pet. 

Existem muitas outras classificações específicas para pets de pequeno, médio ou grande porte, ou pets acometidos com alguma doença, ou simplesmente pela qualidade da composição da ração. 

Se for o caso do seu pet ter alguma necessidade específica que influencie na sua alimentação, não deixe de consultar um médico veterinário para te orientar.

Consultar veterinário! 🩺

Mas trouxemos aqui os tipos de ração setorizados pela qualidade da sua composição, que se dividem em: standard, premium e superpremium. 

Ração superpremium

Pelo nome já dá para imaginar que é a melhor que temos no mercado, não é?

A ração do tipo superpremium ou highpremium tem realmente qualidade superior, pois é feita de ingredientes nobres e carne de verdade. 🥩

É comum que essas rações tenham componentes que ajudem a manter a pele e o pelo do animal mais bonitos, componentes que reduzem o odor das fezes, que previnem o tártaro dental e que ajudam no desenvolvimento das articulações e dos músculos, mas tudo depende da marca escolhida.

Por tantos benefícios, essa é a melhor opção em questão de qualidade, e apesar do investimento financeiro ser mais alto, o custo-benefício é bom!

Além de todas as vantagens que a ração superpremium traz para o pet, ela também é muito mais digesta, o que significa que o seu pet precisa comer menos vezes ao dia (e fazer menos fezes), mas com a qualidade da alimentação garantida. 👍

pet com aspecto feliz e saudável.

Ração premium

A ração premium é intermediária, tem qualidade inferior à superpremium e superior à standard

A principal diferença entre ela e a superpremium é o maior percentual de proteína vegetal na composição, o que é saudável, mas sacia menos o pet. Ou seja, ele precisará comer mais para se sentir bem. 

Mas ela também tem um bom custo-benefício! A composição da ração premium é mista de proteína vegetal e animal e também é bem digesta, ou seja, um saco costuma durar mais do que a do tipo standard.

Ração standard

É a mais comum e uma das mais populares. Entre as opções que trouxemos é a inferior em qualidade, produzida com proteínas mais simples que podem ser indigestas para alguns pets.

Geralmente é feita com proteínas vegetais de grãos de milho e soja e pouca quantidade de proteína animal que vem de gordura e farelo de ossos.

Por essa falha nutricional, também é muito comum que o animal acabe comendo muito mais para conseguir se satisfazer e, com isso, produza ainda mais fezes.

Esse tipo de ração também costuma apresentar corantes e conservantes artificiais, componentes que não fazem bem ao pet. 

Portanto, apesar de ser mais barata, ela é menos saudável e dura menos. 👎

ração ideal: gato sentado com sono parecendo irritado

Entretanto, existem marcas e marcas! Se for o caso de precisar comprar a ração standard, procure as marcas que se preocupem com a saúde do pet.

Comida caseira: posso dar ao meu pet?


Como dissemos no início do artigo, foi-se o tempo em que a comida caseira era uma opção descartada pelos estudiosos.

Você pode sim dar comida natural e caseira para o seu pet, desde que em uma dieta balanceada e adequada a ele, visto que o organismo dos pets não é igual ao nosso.

O primeiro passo é consultar um nutricionista veterinário que vai fazer os devidos exames e acompanhar o seu pet a fim de que ele tenha a melhor nutrição!

Agendar nutricionista

Alimentação do pet é coisa séria!


Já deu para perceber como a alimentação influencia diretamente na saúde e na longevidade dos nossos amigos peludos, não é?

Assim como nós humanos, o organismo do pet responde aos estímulos daquilo que ele ingere e, felizmente, hoje há muita tecnologia envolvida no processo de produção das rações que garantem mais qualidade de vida aos animais.

Gostou desse post? Compartilha com os seus amigos! Ficou com dúvida? Manda pra gente nos comentários aqui embaixo!

Esperamos que esse post tenha ajudado você e queremos te ver lá nas nossas redes sociais para muitos outros conteúdos interessantes sobre os pets. É só clicar nas bolinhas abaixo e seguir!

   

No nosso blog também tem muito mais. Aqui você encontra temas como:

🌿 Plantas tóxicas: 15 espécies que fazem mal ao seu pet

Dias quentes: 5 dicas para cuidar do seu pet no verão

🩸 Doação de sangue: você sabia que o seu pet também pode salvar vidas?

Não deixe de navegar e conferir!

Até a próxima, pessoal! 🐾

Close Menu