Skip to main content

Depressão em cães e gatos: sintomas e tratamentos para um pet depressivo

By 15 de abril de 2021fevereiro 1st, 2023Cuidados

Hoje queremos falar sobre um assunto sério e muito recorrente. Você sabia que, assim como nos humanos, existe também a depressão em cães e gatos?

É muito comum ouvirmos que um pet pode ajudar uma pessoa em quadro depressivo a sair desse estado. E de fato, quem não morre de amores e se diverte com essas bolinhas de pelo?

Mas apesar de serem muito brincalhões e adorarem um carinho, os pets também ficam tristes e, se não soubermos lidar com isso, eles podem também desenvolver um quadro de depressão.

Depressão em cães: boxer deitado triste

Por isso, no artigo de hoje queremos te alertar sobre esse mal. Vamos te ajudar a identificar um pet depressivo e ainda como tratar dele. 

Vamos nessa?

Possíveis causas da depressão em cães e gatos

Os motivos da depressão nos pets podem estar relacionados à diversas causas. 

Experiências traumáticas, abandono, falta de cuidados ou morte de alguém ou de algum bichinho próximo estão entre os principais fatores, mas não são os únicos.

Alguns animais mais ciumentos, por exemplo, podem ficar depressivos por conta de um novo amigo pet em casa. 

E não para por aí, isso é comum também em casas onde o casal decide ter o seu primeiro filho, muitos pets se sentem deixados de lado por conta da criança. 

Dividir espaço e atenção pode ser uma tarefa muito difícil para eles. Portanto, para qualquer mudança, nunca deixe de interagir, brincar e fazer com que o seu amigo de 4 patas se sinta feliz.

Mas além disso, mudança repentinas de ambiente ou de rotina também podem ser motivo para que um pet comece a apresentar um quadro depressivo.

Por isso vale uma atenção especial ao momento que temos vivido hoje. Temos retomado à rotina que tínhamos antes da quarentena, e muitos já precisaram voltar ao trabalho. 

Se durante a pandemia o que os nossos bichinhos mais tinham era companhia e brincadeira o dia todo, agora muitos vão precisar voltar a ficar sozinhos por longas horas e precisamos ter todo cuidado para que não comecem a apresentar um quadro depressivo.

👉 No post Rotina dos Pets demos algumas dicas para que você ajude o seu bichinho a retornar à rotina aos poucos.

Sintomas da depressão em cães e gatos

Cada animal irá responder diferente a essas situações, existem raças por exemplo, que são mais propensas a apresentarem a depressão. 

Além disso, mesmo dentro da mesma raça, alguns podem reagir melhor aos problemas do que outros porque cada um tem a sua personalidade, assim como nós humanos. 

Por isso, é importante ficar atento ao seu bichinho e reparar se ele tem apresentado um comportamento incomum. Listamos aqui alguns dos principais sintomas para te ajudar a identificar a depressão em cães e gatinhos:

Sintomas da depressão em cães e gatos: falta de apetite, sonolência, solitude, lembedura e coceira, olhar triste, arisco, miados constantes

🍎 comer pouco ou não querer comer: é um dos sintomas mais comuns de depressão, até no caso de humanos, e um dos que requerem mais atenção porque ocasiona perda de peso e de nutrientes necessários, prejudicando a saúde física.

💤 sonolência excessiva: outro sintoma parecido com a depressão em humanos. se o seu pet tem dormido além do que costuma, fique de olho. 

🐶 seu pet quer ficar sozinho: ele passa muito tempo na caminha sozinho, apático e preguiçoso. Se antes os peludinhos adoravam um colo e um carinho, na depressão é possível que prefiram ficar sozinhos.

🦴 não quer brincar: da mesma forma, se antes o seu amigo adorava uma brincadeira, se ele estiver em depressão, é provável que não queira saber disso. 

😢 olhar triste: outro sinal claro da depressão em cães e gatinhos é a tristeza — e essa percebemos no olhar. Se o seu pet anda cabisbaixo, procure envolvê-lo em atividades para ver como ele reage.

👅 seu pet se lambe ou coça muito: a lambedura excessiva e a automutilação também são sintomas muito característicos da doença. Repare se o seu pet têm se lambido além do normal, principalmente nas regiões das patas e da cauda, ou se ele se morde causando perda de pelo e feridas pelo corpo.  

🗯 seu pet está mais arisco ou agressivo: na depressão, os pets costumam ficar apáticos e preguiçosos, mas também é possível que fiquem mais agressivos. Evitar carinhos e o contato também são sinais importantes. 

🐱 Miados constantes: na depressão, os gatos podem começar a miar alto e mais constantemente. 

👉 comportamento diferente: como falamos, cada pet tem uma personalidade e jeito de reagir a um problema, por isso é importante conhecer bem o seu bichinho para saber identificar qualquer comportamento que fuja do seu normal.

Depressão em cães e gatos: gato sentado no banco da praça entediado

Lembre-se que o seu pet pode apresentar todos esses sintomas, ou apenas algum deles. Portanto, ao menor sinal, procure um médico veterinário que possa ajudar com um diagnóstico preciso.

Qualquer comportamento incomum que persista e não tenha nenhum motivo aparente, precisa ser investigado para que não cause outros problemas maiores.

Preciso de ajuda! 🐱

Como tratar a depressão em cães e gatos

Prevenindo a depressão nos pets

A prevenção é sempre o melhor caminho para qualquer doença.

Não existe nada prático que possamos fazer para prevenir a doença, mas o primeiro passo, no momento da adoção, é avaliar a sua rotina e o perfil da raça que pretende adotar.

Se você costuma sair muito ou trabalhar muitas horas longe de casa, opte por uma raça mais independente. Ou, se tem pouco espaço em casa, escolha um pet que se adapte bem a pequenos ambientes.

tratando a depressão nos pets

Como já dissemos aqui, o primeiro passo é sempre procurar a ajuda de um profissional. 

Mas mesmo em casa podemos tomar atitudes simples que ajudem o nosso bichinho a reagir e a se sentir melhor.

Algumas mudanças na nossa rotina podem ajudá-lo a vencer esse quadro!

como prevenir e tratar a depressão em cães e gatos

🐶 Passeie com o seu pet: principalmente os cachorros adoram passeios! É uma forma de gastarem energia e se distraírem. O passeio é uma forma dele ter contato com o sol e um lugar amplo para se movimentar, se você morar em uma casa pequena.

🐱 Mostre ao seu pet que ele não está sozinho: esteja sempre com ele e faça bastante carinho para que ele não se sinta sozinho.

🏡 Evite mudanças bruscas: 

  • Se for se mudar, leve o seu pet algumas vezes no novo ambiente para que ele se acostume antes de se mudar definitivamente. 
  • No caso de nascimento de uma criança na casa, inclua o seu pet no processo, mostre a criança a ele e deixe que de alguma forma ele participe desse novo acontecimento.
  • Da mesma forma, se for adotar um novo pet, não deixe o seu bichinho de lado, brinque com os dois ao mesmo tempo e faça com que ele veja o novo integrante da família como um amigo!

🩺 Mantenha as vacinas sempre em dia: Fique de olho nas vacinas, vermifugação e antiparasitas. Pulgas, carrapatos e mal-estar também deixam o pet triste. Mantenha tudo em dia!

Preciso vacinar meu pet! 🐶

🍎 Forneça uma alimentação adequada: Garanta que ele está tendo acesso à água e a todos os nutrientes que precisa!

👉 Nosso último post de frutas para pet está cheio de dicas deliciosas de frutas que o pet pode comer (e eles amam frutas!)

Os pets também amam petiscos. É fácil, fácil vê-los felizes com um biscoito bem gostoso!

😕 Evite deixar o seu pet sozinho: 

  • Se for fazer uma viagem, pense na possibilidade de deixar seu amigo em um hotel para pets ou, se possível, com algum conhecido.
  • Mas se é  caso de você trabalhar todos os dias fora e seu pet ficar sozinho por um período longo, deixe um ambiente preparado pra que ele possa se divertir e não se sentir abandonado. Pense em deixar a TV ligada e forneça bastante brinquedos —  atentando para aqueles que o pet pode brincar sozinho sem preocupação. 

🦴 Brinque com o seu pet: É importante participar e brincar com ele, os pets amam brincar com seus tutores. 

E por falar nisso, olha essa dica que separamos pra você!

Dicas legais de faça você mesmo!

Diversão é com a gente mesmo! Você já segue nossas páginas nas redes sociais? Estamos sempre dando dicas de do it yourself (faça você mesmo) de brinquedos e receitas deliciosas pra você fazer em casa pro seu pet.

Para hoje separamos essa dica super legal que vai ajudar no combate à depressão em cães e gatos, distraindo o seu bichinho com a coisa que ele mais ama: brincadeiras e petiscos!!

Garrafa pet com petiscos 😋

Nosso brinquedo de hoje é super fácil de fazer! Você vai precisar de:

☝️ 1 garrafa PET de 1L ou 1,5L

✌️ Petiscos da preferência do seu amigo

Posso trocar petisco por ração? Não é o ideal! Por estar disponível facilmente, é provável que o pet não se interesse pelo brinquedo! 

Como fazer: 

  1. Pegue a garrafa PET e em um dos lados faça três furos de tamanho suficiente para que um petisco passe. Se achar que precisa facilitar, repita o mesmo no lado oposto da garrafa.
  2. Coloque uma quantidade pequena de petisco de modo a cobrir o fundo, feche a tampa da garrafa e dê ao seu pet!

Objetivo:

Os animais amam garrafas PETs e petiscos. ❤️

O objetivo desse brinquedo é fazer com que eles sejam estimulados pelo cheiro do biscoito e se entretenham com a garrafa tentando tirar a delícia de lá de dentro. 

Isso vai garantir boas horas de diversão e recompensa automática!

A Rio Vet cuida do seu bichinho! 

A Rio Vet é apaixonada pelo que faz, por isso trata cada paciente com a atenção especial que merecem!

Se você tem sentido o seu bichinho triste, ou pra baixo, não deixe de agendar uma visita! Temos uma equipe super preparada e muito carinhosa para cuidar do seu amigo.

Agendar visita! 👩‍⚕

Ah, e os bichinhos costumam amar nossa clínica, hein!

Esse post te ajudou? Não deixe de compartilhar ele para que outras pessoas vejam também!

Em caso de dúvidas ou sugestões, fale com a Rio Vet!

   

Até a próxima, pessoal! 🐾

Close Menu