Tártaro em cães e gatos: os riscos da doença, como prevenir e tratar

By 25 de junho de 2021fevereiro 1st, 2023Cuidados
tártaro em cães e gatos, cachorro sorrindo

Provavelmente você já se deparou com o problema da formação do tártaro em cães e gatos, não é?

Pois bem, este infelizmente, não é um problema restrito aos humanos, os pets também sofrem com ele.

Igualmente aos humanos, o tártaro em cães e gatos pode trazer consequências sérias aos pets, por isso não deve ser negligenciado.

No artigo de hoje, vamos te apresentar um pouco mais sobre a doença e o tratamento adequado para que ela não se torne perigosa.

Você vai ver que, com cuidado e atenção, o problema pode ser facilmente resolvido!

Causas do tártaro em cães e gatos

Assim como em nós humanos, a boca dos pets pode ser a porta de entrada para diversas bactérias que causam doenças.

Ela tem contato com os mais diversos tipos de alimentos e outros materiais no caso dos pets que, diferente dos humanos, utilizam a língua também para conhecer o ambiente, regular a temperatura corporal e até se higienizar (mais comum nos gatinhos).

O fato é que a língua do pet fica bastante exposta por isso, antes de mais nada, vale considerar que a formação do tártaro em cães e gatos é praticamente inevitável. 😔

Entretanto, alguns hábitos (ou a falta deles), pode fazer com que o crescimento da doença seja acelerado.

☝ ️ Não escovar os dentes do cachorro pelo menos 3 vezes por semana.

✌ ️ Oferecer alimentos como carnes, frutas e guloseimas.

São dois fatores que acabam acelerando a formação da placa bacteriana simplesmente porque não oferecem o atrito necessário com o dente do animal para remover as colônias de bactérias que se formam e se calcificam.

Mas não para por aí, mesmo que você tenha todos esses cuidados, a anatomia da boca do pet também faz toda diferença para a formação acelerada do tártaro.

Algumas raças têm uma predisposição a apresentar o problema por conta das suas características, como é o caso dos animais de pequeno porte e os braquicefálicos, que têm o focinho achatado. 🙁

Mas não há motivo para desespero! Com o tratamento adequado, o seu pet pode ter os dentes super saudáveis. Estamos aqui para isso!

Agendar consulta com dentista veterinário

Evolução da doença

A formação do tártaro de cães e gatos começa com o acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes e gengivas do pet.

Com o tempo, os minerais presentes na saliva fazem essa placa se endurecer, formando o tártaro que conhecemos.

exemplo de tártaro em cães, dentes amarelados

Créditos: Canal do Pet

Mas apesar de parecer uma doença inofensiva, o problema acontece mesmo abaixo da gengiva.

Essas bactérias acumuladas, liberam substâncias que corroem os dentes, chegando até as camadas mais internas onde estão os ossos e as raízes.

Dessa forma, essa doença periodontal, como chamamos, pode trazer dores, infecções e ainda prejudicar as estruturas que sustentam os dentes, evoluindo em:

1. Recuo da gengiva
  2. Danificação óssea
  3. Perda de dentes
  4. Infecções bucais
  5. Problemas no maxilar

Em geral, por volta dos 3 anos de idade começa-se a notar os sinais de tártaros em cães e gatos.

É importante que os cuidados sejam estabelecidos desde que os pets ainda são filhotes para que a doença não evolua, pois quando não tratada, ela se torna cada vez mais grave.

Podemos dividi-la em 4 estágios principais:

No estágio 1 podemos ver o tártaro nos dentes e uma leve vermelhidão e inchaço nas gengivas.

No estágio 2, as gengivas ficam mais inchadas e as raízes dos dentes começam a ser danificadas.

Da 2ª para a 3ª fase, as mudanças visíveis são quase imperceptíveis, mas os exames de raio-x já são capazes de identificar uma danificação mais severa nos ossos.

No 4º estágio, o mais grave da doença, ocorre o acúmulo de tártaro, o recuo da gengiva, perda de dentes e até degenerações na mandíbula e no maxilar.

⚠ Além disso, estudos apontam que bactérias e fungos que chegam ao corpo do animal por essas lesões, ao entrarem em contato com a corrente sanguínea, podem ser levadas para outras partes do corpo do pet, gerando e agravando, em alguns casos, doenças nos rins, fígado e coração.

Por isso é tão importante que mesmo antes do primeiro sintoma, a higiene bucal do pet esteja sempre em dia.

Sintomas do tártaro em cães e gatos

Tártaro em cães, cachorro triste

👉 Como identificar se o meu pet está com o problema?

Para isso, a observação, higiene constante e as visitas ao veterinário são indispensáveis, mesmo que não haja nenhum sinal de problema!

Mas se o seu pet apresenta:

• Mau hálito
  • Perda ou quebra de dente
  • Tártaro visível
  • Mastigação anormal
  • Apetite reduzido
  • Sangramentos ou inchaços na boca

Não deixe de consultar com urgência um médico veterinário!

Agendar a consulta odontológica do meu pet

Prevenção e tratamento do tártaro em cães e gatos

Como sempre dizemos, o melhor caminho é a prevenção.

☝ ️ Dica para os tutores de filhotes: quanto mais cedo você introduzir a escovação dentária na rotina do pet, mais acostumado ele estará com ela e assim você não terá tanto problema na hora de escovar.

Na alimentação, prefira alimentos com textura para que gerem atrito com o dente. Atente também no tamanho apropriado ao porte do seu animal.

Biscoito anti-tártaro e enxaguantes bucais próprios para pets também são boas opções na prevenção do problema. Consulte o veterinário do seu pet.

⚠ Atenção, tratamentos caseiros para tártaro só devem ser levados em conta quando recomendados por um veterinário.

Se o seu pet ainda tem algum dente de leite que já passou do tempo de cair, consulte um veterinário sobre a possibilidade da extração.

Essas são algumas recomendações para a prevenção do tártaro em cães e gatos, mas em casos onde a doença já se instalou e segue avançando é indispensável o acompanhamento médico para uma remoção cirúrgica.

Saúde bucal é coisa séria!

tártaro em cães: cachorro sorrindo

Na Rio Vet, tudo o que diz respeito ao seu pet é muito importante! ⭐

Sobretudo, nesses casos, fazemos de tudo para que o seu pet esteja saudável e com muita qualidade de vida.

Como já dissemos, a boca do pet é uma fácil porta de entrada para bactérias que prejudicam e muito o organismo deles causando e agravando doenças.

Por isso, nunca negligencie a saúde bucal do seu amigo. 🐾

Estamos à disposição e aguardando a sua visita!

Agendar a consulta!

Gostou do artigo, tem alguma dúvida ou sugestão? Mande pra gente nos comentários abaixo!

Quer ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos pets? Acesse o nosso blog e acompanhe as nossas redes sociais!

Vemos você por lá!

Até a próxima, pessoal! 🐾