Coronavírus: afinal, os pets transmitem a doença?

By 20 de maio de 2020fevereiro 1st, 2023Prevenção
gato e cachorro se acariciando na grama

Se tem uma coisa que essa pandemia de coronavírus trouxe foi uma mudança radical de hábitos. Estamos vivendo um momento simplesmente inédito para todos.

Um vírus, que não conseguimos ver e nem sentir, está tirando a vida de muitas pessoas e nos impedindo de sair de casa. 😔

Para os animais até que a história não é tão ruim, já que, com a família em casa, eles recebem mais atenção e têm muito mais tempo para brincar com os seus donos. 🐶🐱

Para eles estava tudo indo bem, até que começaram a divulgar algumas notícias na internet falando sobre cães e gatos infectados pelo novo Coronavírus.

De uma hora para outra, tutores apavorados com a contaminação, abandonaram centenas de animais nas ruas.

Um cenário muito triste, já que esses bichinhos que precisam de cuidados foram abandonados por seus amigos sem ter para onde ir, o que comer e ainda mais expostos a doenças durante essa pandemia.

🤔 Mas será que o Covid-19 pode realmente ser transmitido dos pets para os seres humanos?

Bem, vamos começar do começo? Vem com a gente!

O novo Coronavírus. Que vírus é esse?

Apesar de ser da mesma família – Coronaviridae –, o Covid-19 é totalmente diferente do Coronavírus que atinge os cães e gatos porque possui outro gênero. 🔍

O vírus que atinge os animais são, sim, prejudiciais aos nossos bichinhos:

🐶 Nos cães ele pode causar uma diarreia leve.

🐱 Já nos gatos pode causar a terrível peritonite infecciosa felina.

👉 Mas o Covid-19 não afeta os animais!

Os cães e o coronavírus. Cachorro metido com óculos.

Nessa pandemia de Coronavírus que enfrentamos, os animais possuem as mesmas características que as fomites – materiais como papel, madeira e plástico.

Mas a grande diferença é que os cães e gatos eliminam o Covid-19 pelas fezes ou pelo espirro (caso tenham sido contaminados).

Ou seja, eles podem até “carregar” o vírus, mas o eliminam por meio das secreções.

Portanto, não precisa abandonar o seu pet! Além de não te fazer mal algum nessa situação, ele precisa de você. 🐕

Mas de onde vieram essas notícias?

As suspeitas começaram quando detectaram a presença do Coronavírus na secreção nasal e oral de um cão da raça Spitz alemão na China.

A partir daí foram desenvolvidos muitos testes em vários animais e o resultado foi:

contágio de coronavírus: até o dia 28/04/20 foram diagnosticados 3 milhões de pessoas com a doença, 3 cães (2 sem sintomas e 1 com sintomas, mas não da doença) e 4 gatos (1 sem sintomas e 3 com sintomas respiratórios, vômito e/ou diarreia)

Fonte: United States Agency for Internacional Development (USAID)

👉 Mesmo que o número de animais infectados seja muito inferior à quantidade de pessoas infectadas, isso foi suficiente para levar algumas pessoas ao pânico.

Mas até o momento não existe nenhum caso relatado de transmissão de Covid-19 de animais de estimação para pessoas.

E mesmo a transmissão do Coronavírus de pessoas para cães e gatos é extremamente rara.

Além disso, mesmo entre humanos, não existe nenhum estudo constatando que a contaminação aconteça através do contato com a pele ou pelos de cães e gatos.

Portanto, nada de pânico! 🌸

O que devemos fazer para nos proteger?

Antes de tudo, devemos manter os cuidados de higiene dos pets como os veterinários sempre recomendaram.

Mas, além disso, alguns cuidados extras são bem-vindos:

👉  Assim como nós, devemos evitar ao máximo que nossos cães e gatos tenham contato com pessoas e animais que não morem na nossa residência.

Coronavírus: fique em casa. Gatinho mexendo no celular.

Contato com o mundo exterior, só se for pela internet.

👉 Mantenha os gatos dentro de casa, não permita que eles saiam para passear e tenham contato com outros animais e pessoas.

👉 Caso o seu cãozinho precise ir à rua para fazer suas necessidades, tente ir em horários em que a rua esteja mais vazia.

☝ Sempre leve-os de coleira e tente ficar ao menos 6 metros de distância de outras pessoas ou cães.

👉 Caso precise sair com o seu pet, ao chegar em casa, passe álcool 70 nas suas patinhas.

👉 Não leve os cães para parques de animais ou lugares com concentração de animais.

Ah, e na hora do banho e tosa, dê preferência a locais com horário agendado e busque o seu pet assim que acabar o procedimento.

O mesmo vale para visitas ao médico veterinário. Dê preferência às clínicas com horário agendado para evitar aglomerações na recepção.

Aqui na Rio Vet, estamos com cuidados especiais durante a quarentena!

Agende seu horário! 🕑

👉 Sempre que precisar sair,  leve o seu pet na coleira ou na caixa de transporte.

E se eu me contaminar com o novo Coronavírus?

Sabemos que a saudade vai apertar, mas, nesse caso, o mais seguro é que outra pessoa da sua casa cuide do pet e que você se mantenha em quarentena no seu quarto, longe dele.

Sabemos o quanto os pets adoram brincar e andar pra lá e pra cá. 🐈

Manter-se longe dele vai evitar que o seu pet, caso seja contaminado, leve o vírus para outras pessoas da casa.

Mas, se você mora sozinho, ou se outros membros da família também estejam contaminados, use máscaras e luvas para cuidar dos pets e evite o contato. 😷

🚨 Evite beijos e abraços nesse período.

Evite acariciar, estar próximo, não compartilhe a comida e nem deixe o seu pet subir na cama.

Precisamos lembrar que 80% das pessoas contaminadas com novo Coronavírus podem ser assintomáticas (ou seja, elas não reagem com sintomas) e que a transmissão do vírus acontece exatamente no período sem sintoma (que pode durar até 15 dias).

Portanto, devemos tomar muito cuidado com a higiene e sempre utilizar máscaras de proteção ao interagir com pessoas e animais.

👉 E, se você fizer parte grupo de risco, peça ao seu veterinário para ir a sua residência fazer o atendimento do seu pet.

👉 Ah, e sabemos o quanto eles são irresistíveis, mas caso precise ir a uma clínica veterinária, evite acariciar os cães e gatos de outras pessoas também.

Gif: Cachorro fazendo carinho no filhote de gatoA Rio Vet contra o Coronavírus

Por aqui estamos com um serviço super cuidadoso e com todos os meios de higiene para melhor te atender. 👩‍⚕

Por ser um serviço essencial, a nossa clínica continua aberta, porém com cuidados redobrados.

Estamos atendendo com horário marcado para evitar aglomerações na recepção.

Além disso, estamos higienizando constantemente todo o nosso ambiente com o poderoso desinfetante Virkon – utilizado na limpeza de hospitais de referência no combate ao Coronavírus.

Para a maior segurança dos nossos clientes, a Clínica Rio Vet também está atendendo à domicílio com todos os cuidados recomendados.

Fazemos as nossas consultas em ambientes externos e com todos os itens de segurança.

Tudo isso para que você e o seu pet tenham segurança caso precisem de nós!

Estamos juntos nessa! 💪

Se cuide, faça a sua parte e não abandone o seu amigo, ele precisa de você! 🐶🐱

Ah, aproveita e segue as nossas redes sociais! Venha se divertir e se informar com a gente no Facebook e no Instagram!

Tem algum assunto que gostaria de ver tratado aqui? Escreve pra gente!

E até a próxima, pessoal!