Se tem uma coisa que essa pandemia de coronavírus trouxe foi uma mudança radical de hábitos. Estamos vivendo um momento simplesmente inédito para todos.
Um vírus, que não conseguimos ver e nem sentir, está tirando a vida de muitas pessoas e nos impedindo de sair de casa. 😔
Para os animais até que a história não é tão ruim, já que, com a família em casa, eles recebem mais atenção e têm muito mais tempo para brincar com os seus donos. 🐶🐱
Para eles estava tudo indo bem, até que começaram a divulgar algumas notícias na internet falando sobre cães e gatos infectados pelo novo Coronavírus.
De uma hora para outra, tutores apavorados com a contaminação, abandonaram centenas de animais nas ruas.
Um cenário muito triste, já que esses bichinhos que precisam de cuidados foram abandonados por seus amigos sem ter para onde ir, o que comer e ainda mais expostos a doenças durante essa pandemia.
🤔 Mas será que o Covid-19 pode realmente ser transmitido dos pets para os seres humanos?
Bem, vamos começar do começo? Vem com a gente!
O novo Coronavírus. Que vírus é esse?
Apesar de ser da mesma família – Coronaviridae –, o Covid-19 é totalmente diferente do Coronavírus que atinge os cães e gatos porque possui outro gênero. 🔍
O vírus que atinge os animais são, sim, prejudiciais aos nossos bichinhos:
🐶 Nos cães ele pode causar uma diarreia leve.
🐱 Já nos gatos pode causar a terrível peritonite infecciosa felina.
👉 Mas o Covid-19 não afeta os animais!
Nessa pandemia de Coronavírus que enfrentamos, os animais possuem as mesmas características que as fomites – materiais como papel, madeira e plástico.
Mas a grande diferença é que os cães e gatos eliminam o Covid-19 pelas fezes ou pelo espirro (caso tenham sido contaminados).
Ou seja, eles podem até “carregar” o vírus, mas o eliminam por meio das secreções.
Portanto, não precisa abandonar o seu pet! Além de não te fazer mal algum nessa situação, ele precisa de você. 🐕
Mas de onde vieram essas notícias?
As suspeitas começaram quando detectaram a presença do Coronavírus na secreção nasal e oral de um cão da raça Spitz alemão na China.
A partir daí foram desenvolvidos muitos testes em vários animais e o resultado foi:
👉 Mesmo que o número de animais infectados seja muito inferior à quantidade de pessoas infectadas, isso foi suficiente para levar algumas pessoas ao pânico.
Mas até o momento não existe nenhum caso relatado de transmissão de Covid-19 de animais de estimação para pessoas.
E mesmo a transmissão do Coronavírus de pessoas para cães e gatos é extremamente rara.
Além disso, mesmo entre humanos, não existe nenhum estudo constatando que a contaminação aconteça através do contato com a pele ou pelos de cães e gatos.
Portanto, nada de pânico! 🌸
O que devemos fazer para nos proteger?
Antes de tudo, devemos manter os cuidados de higiene dos pets como os veterinários sempre recomendaram.
Mas, além disso, alguns cuidados extras são bem-vindos:
👉 Assim como nós, devemos evitar ao máximo que nossos cães e gatos tenham contato com pessoas e animais que não morem na nossa residência.
👉 Mantenha os gatos dentro de casa, não permita que eles saiam para passear e tenham contato com outros animais e pessoas.
👉 Caso o seu cãozinho precise ir à rua para fazer suas necessidades, tente ir em horários em que a rua esteja mais vazia.
☝ Sempre leve-os de coleira e tente ficar ao menos 6 metros de distância de outras pessoas ou cães.
👉 Caso precise sair com o seu pet, ao chegar em casa, passe álcool 70 nas suas patinhas.
👉 Não leve os cães para parques de animais ou lugares com concentração de animais.
Ah, e na hora do banho e tosa, dê preferência a locais com horário agendado e busque o seu pet assim que acabar o procedimento.
O mesmo vale para visitas ao médico veterinário. Dê preferência às clínicas com horário agendado para evitar aglomerações na recepção.
Aqui na Rio Vet, estamos com cuidados especiais durante a quarentena!
Agende seu horário! 🕑👉 Sempre que precisar sair, leve o seu pet na coleira ou na caixa de transporte.
E se eu me contaminar com o novo Coronavírus?
Sabemos que a saudade vai apertar, mas, nesse caso, o mais seguro é que outra pessoa da sua casa cuide do pet e que você se mantenha em quarentena no seu quarto, longe dele.
Sabemos o quanto os pets adoram brincar e andar pra lá e pra cá. 🐈
Manter-se longe dele vai evitar que o seu pet, caso seja contaminado, leve o vírus para outras pessoas da casa.
Mas, se você mora sozinho, ou se outros membros da família também estejam contaminados, use máscaras e luvas para cuidar dos pets e evite o contato. 😷
🚨 Evite beijos e abraços nesse período.
Evite acariciar, estar próximo, não compartilhe a comida e nem deixe o seu pet subir na cama.
Precisamos lembrar que 80% das pessoas contaminadas com novo Coronavírus podem ser assintomáticas (ou seja, elas não reagem com sintomas) e que a transmissão do vírus acontece exatamente no período sem sintoma (que pode durar até 15 dias).
Portanto, devemos tomar muito cuidado com a higiene e sempre utilizar máscaras de proteção ao interagir com pessoas e animais.
👉 E, se você fizer parte grupo de risco, peça ao seu veterinário para ir a sua residência fazer o atendimento do seu pet.
Agendar consulta em casa! 🚑👉 Ah, e sabemos o quanto eles são irresistíveis, mas caso precise ir a uma clínica veterinária, evite acariciar os cães e gatos de outras pessoas também.